Carregando agora

RAMÁ STA CRUZ DA SERRA


A COMUNIDADE RAMÁ EM SANTA CRUZ DA SERRA é liderada pelos pastores Carlos Henrique Domingos e Elaine Domingos. Desde o ano de 2009 a comunidade dos discípulos de Jesus se reúne no salão em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias e também de casa em casa dando testemunho de Jesus e ensinando aos que recebem a verdade do Evangelho a guardarem todas as coisas ensinadas pelo Senhor Jesus. Conheça abaixo um pouco da história desse núcleo da Comunidade Ramá no Rio de Janeiro.


No dia 05 de junho de 2009, começamos oficialmente a Comunidade Ramá de Santa Cruz da Serra. Em um galpão alugado, tivemos a cooperação de alguns irmãos da Ramá do Parque Paulista nesse primeiro culto. Nosso então irmão Celso (que já dorme no Senhor), o irmão CH e alguns irmãos começaram a se reunir nesse local às quartas e domingos. Ficamos cerca de seis meses nesse salão alugado, mas, como o custo era muito alto e não tínhamos muitos irmãos, tivemos que entregar o lugar. Durante alguns meses, realizamos os cultos nas casas dos poucos irmãos que faziam parte da Ramá de Santa Cruz.

CH-ELAINE-682x1024 RAMÁ STA CRUZ DA SERRA

No dia 05 de junho de 2009, começamos oficialmente a Comunidade Ramá de Santa Cruz da Serra. Em um galpão alugado, tivemos a cooperação de alguns irmãos da Ramá do Parque Paulista nesse primeiro culto. Nosso então irmão Celso (que já dorme no Senhor), o irmão CH e alguns irmãos começaram a se reunir nesse local às quartas e domingos. Ficamos cerca de seis meses nesse salão alugado, mas, como o custo era muito alto e não tínhamos muitos irmãos, tivemos que entregar o lugar. Durante alguns meses, realizamos os cultos nas casas dos poucos irmãos que faziam parte da Ramá de Santa Cruz.

Pr. Carlos Henrique Domingos e esposa Elaine Domingos

No final do ano de 2009, um irmão emprestou um terreno baldio de 8×10 metros para que pudéssemos nos reunir. Conseguimos um caminhão de concreto, espalhamos no terreno e, com uma vaquinha, conseguimos colocar telhado em metade do terreno e começamos os cultos no local. Nesse período, oramos para que Deus não mandasse chuva, pois só tínhamos metade do terreno coberto. Até que conseguíssemos cobrir todo o terreno, Deus reteve a chuva!

Já em junho de 2010, com o terreno todo coberto, realizamos nosso primeiro aniversário, e nesse tempo Deus já estava nos acrescentando muitos irmãos. Como o terreno ficava na rua principal, sempre após os cultos os irmãos ficavam até mais tarde na porta da igreja, e o irmão Celso providenciava uma janta improvisada. Todos ficávamos ali até tarde. As pessoas passavam e viam aquele pequeno grupo de pessoas animadas e felizes, louvando e se confraternizando, o que chamava a atenção dos que passavam.

Início da construção do atual salão de culto da Comunidade em Santa Cruz da Serra
IMG-20240903-WA0074 RAMÁ STA CRUZ DA SERRA

Muitos começaram a nos visitar nos cultos por causa disso, e assim foram sendo acrescentados à família Ramá de Santa Cruz da Serra. O irmão Celso se encarregava de pregar e o CH dirigia os louvores juntamente com o Ministério Lugares Altos, um grupo de jovens músicos que sempre o acompanhavam. CH também liderava algumas células de novos convertidos e, posteriormente, o irmão Celso o colocou para liderar a escola dominical, que acontecia aos domingos pela manhã. E assim estava surgindo a estratégia que se tornaria nossa marca registrada em Santa Cruz.

erico-1024x576 RAMÁ STA CRUZ DA SERRA

Alguns anos depois, o então irmão Celso foi consagrado pastor em uma ceia que aconteceu no CIEP 320, que fica bem próximo do salão onde nos reuníamos. Cada dia Deus ia acrescentando mais e mais irmãos a essa família. Nosso salão já não tinha espaço, e o pastor Celso começou a vislumbrar um novo local, onde pudéssemos ter espaço para comunhão, com salas para crianças, cozinha e um ambiente mais apropriado.

A estrutura do salão pronta e os cultos em andamento

Com a ajuda de alguns irmãos, conseguimos a doação de quatro terrenos que ficavam mais dentro do bairro, na Alameda 3. Deus moveu as águas e, em 11 meses, conseguimos construir do zero mais um galpão, com as estruturas necessárias para o grupo de irmãos que já tínhamos naquela época. O ano era 2014, e no dia 16 de março fizemos nosso primeiro culto no novo local que Deus nos havia dado, com muita coisa ainda por fazer, mas entramos do jeito que estava. Nesse mesmo ano, quatro meses após nossa ida para esse novo local, nosso então pastor Celso sofreu um acidente e veio a falecer. Foi um tempo difícil para essa congregação, que era muito nova, com apenas cinco anos de existência.

Os meses seguintes à morte do pastor Celso foram de muitas provações e mudanças. Muitos irmãos saíram nesse período, e a congregação se reduziu a cerca de 15 a 20 pessoas, no máximo. O pastor Erico, dirigido por Deus e sensível à Sua voz, direcionou o CH para continuar à frente dos irmãos que ficaram. Os poucos que permaneceram se uniram e começaram uma obra de reforma em todos os sentidos. Deus foi nos dando as estratégias que deveríamos usar para esse novo tempo que estava começando. Uma coisa já estava clara: a comunhão era nossa marca!

consagracao-1024x768 RAMÁ STA CRUZ DA SERRA

Deus começou a nos ensinar sobre a verdadeira comunhão, com Jesus como o centro, associada a uma vida de leitura e meditação diária da Palavra e uma vida de oração, o que começamos a chamar de “devocional diária”. Com essas novas estratégias dadas por Deus, começamos a formar discípulos, ensinando princípios e conduzindo-os a terem uma vida diária com Deus. Em cima desses pilares, surgiu uma nova geração de discípulos, que foram preparados e começaram a gerar outros discípulos.

 

 

25 de janeiro de 2020, consagração do Pr. Carlos Henrique e da esposa Elaine Domingos. Pr. Érico Rodolpho Bussinger e Pr. Luis Henrique Carius na imposição de mãos

Conforme o tempo passava, Deus começou a acrescentar muitos outros irmãos, e o corpo local foi tomando forma. Os frutos começaram a aparecer e muitas estratégias surgiram, vindas de Deus, para esse grupo de irmãos situados em Santa Cruz da Serra. O irmão CH, juntamente com o corpo de líderes que Deus levantou e formou, conduziu a obra por mais alguns anos, até que, no ano de 2020, Deus dirigiu o pastor Erico a consagrar o então líder de louvor, que nesse momento já pastoreava uma congregação com muitos irmãos.

No dia 25 de janeiro de 2020, no salão da própria Comunidade Ramá de Santa Cruz da Serra, foi realizada a consagração pastoral do pastor CH. Desde então, muitas lutas e desafios surgiram, como a pandemia de Covid-19, dentre tantas outras batalhas, mas Deus tem sido glorificado pela firmeza dos muitos líderes que foram formados nesse lugar, assim como pelos líderes que Deus enviou para somar a essa grande obra.

Por isso, Deus tem nos tratado e nos ajustado para que sejamos um, e essa unidade gere mais e mais frutos para abençoar o corpo local e também a Igreja de Cristo na região onde estamos e onde quer que Deus nos envie.