A COMUNIDADE

COMO TUDO COMEÇOU

Quando Deus entregou ao Pr. Érico Rodolpho Bussinger o ministério de ensino, foi transformado o Seminário Teológico Pentecostal em Seminário Teológico Ramá, título advindo do profeta Samuel, que morava na cidade de Ramá, onde criou a sua Escola de Profetas e donde irradiava a luz da Palavra de Deus para todo o Israel. Desde os anos 70 funcionou como um Seminário Teológico, atendendo à necessidade básica de setores da Igreja. Foi quando também começou a irradiação do programa de rádio SEMINÁRIO NO AR, que visava difundir o conhecimento bíblico através do ar.
Quando o Pr. Érico foi enviado para o nordeste do Brasil, morando no Ceará, o curso do Seminário foi interrompido. Quando regressou em 1987 a direção de Deus para o pastor foi começar uma comunidade nos moldes do Novo Testamento.  Começou então a COMUNIDADE RAMÁ. Sua proposta foi desde o início funcionar como uma parte do corpo de Cristo, sempre buscando preservar a unidade da Igreja no Espírito de Deus. Internamente funcionaria como um corpo, em que cada membro deveria estar submisso a alguém como autoridade espiritual na sua vida. As reuniões deveriam ser as mais espirituais e destituídas de formalidades. A visão seria sempre o espalhamento, cumprindo a ordem do IDE do Mestre  e não o ajuntamento em reuniões de massa. O comprometimento com a obra missionária deveria ser constante. A divulgação da mensagem do Evangelho seria uma ordem. E cada membro deveria viver uma vida simples e santa. Assim deveria ser. E nessa visão tem caminhado desde então. Atualmente a COMUNIDADE RAMÁ funciona em núcleos e células. Uma célula é uma pequena parte do corpo que tem vida. Um núcleo é funcionamento de 2 ou mais células. Sobre cada núcleo há um pastor, em geral com bom preparo teológico. E todos os núcleos são convocados periodicamente para a participação conjunta na Ceia do Senhor, que acontece durante um domingo inteiro, trazendo edificação para todos. E pelo menos 2 vezes no ano há Retiros Espirituais, para maior crescimento na vida espiritual e nos dons do Espírito Santo.
Debaixo da visão inicial dada por Deus a Comunidade Ramá tem crescido e se espalhado, bem como se integrado a outros ministérios. Atualmente a Comunidade Ramá administra a Rádio Livre AM 1440 no Rio de Janeiro, que tem uma participação de mais de 500 pastores de todas as denominações evangélicas, o que se constitui também num ministério de integração no corpo de Cristo.

Pr. Érico Rodolpho Bussinger.