PNEUMATOLOGIA: A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

Pneumatologia

Érico Rodolpho Bussinger

Introdução

    O que vamos estudar, dentro deste assunto, são os aspectos bíblicos mais evidentes relacionados com o Espírito Santo, dando ênfase especial à Sua natureza espiritual e seu relacionamento sobrenatural com os homens, claramente vistos na operação dos dons espirituais, o que será o nosso destaque neste curso.

1 – O HOMEM

    Deus criou o homem à Sua imagem e conforme a Sua semelhança (Gn 1.26). Isto significa, entre outras considerações, que o homem tem uma natureza tripla (como Deus), ao que denominamos TRICOTOMIA.  Ele se constitui, portanto, de CORPO, ALMA e ESPÍRITO.

   O CORPO – O corpo do homem é formado do pó da terra (Gn 2.7), e contém os elementos químicos do pó da terra. A gênese do homem difere da dos animais. Os animais foram criados de uma só vez, mas o homem foi trabalhado por Deus, até receber o fôlego da vida, e então passou a ser alma vivente.

    Consideramos, pois, como componentes do corpo as suas células, os seus músculos, os seus nervos, os seus órgãos vários, como estômago, fígado, olhos, ouvidos, boca (voz), cabelos, etc. O corpo tem vida, mas por si só não se dirige. Pode servir para ser usado de várias maneiras, mas ele mesmo, o corpo, não pensa, não se coordena, e, portanto, é incapaz de agir por si só. A demonstração deste fato nós vemos nas pessoas retardadas mentalmente e naqueles que têm dificuldades de coordenação motora, por qualquer razão. Têm membros como os demais, mas que, pela falta do uso, se atrofiam, e perdem a sua capacidade de ação. O contrário nós vemos nas pessoas que exercitam alguns membros mais do que os outros. Os atletas desenvolvem seus músculos e alguma habilidade muscular. Um pianista desenvolve a habilidade de seus dedos, e assim outros exemplos também.

    O corpo, no entanto, é o receptáculo do HOMEM completo, e é o que tem existência material. O apóstolo Paulo nos afirma que o corpo dos cristãos é o santuário (habitação) do Espírito Santo.          (1 Co 6.9). Por isso somos exortados a cuidar muito bem dele, inclusive conservando-o santo, separado de vícios e atividades profanas, que não lhe fazem bem…

Faça o download da Apostila de Pneumatologia do Pr. Érico Rodolpho Bussinger. É gratuita.

2 comentários em “PNEUMATOLOGIA: A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

  • 26 de outubro, 2017 em 21:51
    Permalink

    A COMUNIDADE RAMÁ É UMA BÊNÇÃO, ACOMPANHO O PR ÉRICO BUSSINGER HÁ ANOS. GRAÇAS A DEUS , EU TENHO MUITAS DAS VEZES ME EDIFICADO COM AS SUAS MENSAGENS. GOSTARIA MUITO QUE TIVESSE MAIS ESTUDOS BIBLICOS NAS MADRUGADAS….

    Resposta
    • 27 de outubro, 2017 em 12:27
      Permalink

      A paz irmão Gilmar!
      Grande abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *